Corpo: carro, pessoa, bola, Terra, Lua.
Para determinar se um corpo está ou não em movimento é necessário especificar a posição dele em relação a outro que o rodeiam, ou seja, estabelecer um referencial.
Quando considerarmos o motorista do ônibus como referência a posição do homem sentado na poltrona do ônibus não varia. Dizemos então que ele está em repouso em relação ao motorista. Se considerarmos como referência o homem sentado na montanha, verificamos que a posição do passageiro varia com o tempo. Portanto, dizemos que o passageiro está em movimento em relação ao homem sentado na montanha. O motorista do ônibus e o homem sentado são dois referenciais os quais podemos quantificar o estado de repouso ou de movimento.
Ponto material e corpo extenso
Ponto material: qualquer corpo cujas dimensões não interferem na análise de determinado fenômeno. Quando utilizamos essa expressão estamos desprezando a forma e as dimensões desse corpo, reduzindo a uma partícula material que pode ser considerada como um ponto.
OBS: UM CORPO PODE SER UM PONTO MATERIAL SOB DETERMINADA PERSPECTIVA E NÃO SER EM OUTRA.
Corpo extenso: as dimensões não podem ser reduzidas a um único ponto.
Trajetória
Linha geométrica que interliga todas as posições pelas quais ele passa. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea e depende do referencial em que se encontra o observador.
A trajetória da carga depende do referencial em que se encontra o observador. Para o piloto do avião, a trajetória é retilínea, mas para o observador no solo a trajetória é curvilínea.
Posição numa trajetória
Quando viajamos por uma estrada é comum haver placas indicando a quilometragem de cada ponto da via, que servem para nos localizarmos durante o percurso. A informação contida nas placas se refere à distância do ponto onde elas estão fixadas até o ponto definido como origem.
Função horária
Quanto tempo você demora para ir de sua casa a escola? Com que velocidade você se desloca nesse percurso? qual é a distância percorrida nesse trajeto?
Chama-se função horária a sentença matemática que descreve o movimento realizado por um móvel com o passar do tempo. Por meio dela podemos, por exemplo, calcular quanto tempo demora uma viagem de carro, qual é a distância percorrida por uma nave espacial com determinada velocidade. A função horária das posições é um sentença matemática que relaciona as sucessivas posições de um corpo com o passar do tempo. Para obtê-la é necessário escolher um referencial e nele fixar a origem. De modo geral, partindo-se da posição atual do corpo, num determinado referencial, pode-se determinar a sua posição futura nesse referencial com o passar do tempo.
EX: Considere uma pessoa que se encontra a 20 m da origem cuja velocidade é de 5m/s no sentido em que a numeração dos imóveis vai aumentando. Qual é a posição do carro após 5s de movimento?
S= So + vt
S = 20 + 5.5
S= 45
Velocidade escalar média
Suponha um carro que percorre um trecho de estrada entre duas cidades. Sabemos que o carro não mantém sempre a mesma velocidade durante o trajeto, pois existem subidas e descidas, ultrapassagens, semáforos, valetas, diferentes limites de velocidade em cada trajeto. Desse modo, em vez de estudar o movimento do carro em cada ponto da estrada, podemos relacionar o espaço total percorrido por ele e o intervalo de tempo decorrido nesse percurso. Essa razão é denominada velocidade média (Vm).
Ex: Um caminhão viaja de SP para São José dos Campos e percorre 100 km em 2 hrs.
Vm = 100 / 2
Vm= 50 Km/h
OBS: SE O CARRO SE MOVIMENTAR NO SENTIDO DA ORIENTAÇÃO DA TRAJETÓRIA ESSE MOVIMENTO É PROGRESSIVO, POIS AS POSIÇÕES CRESCEM ALGEBRICAMENTE NO DECORRER DO TEMPO. SE O CARRO SE MOVIMENTAR NO SENTIDO CONTRÁRIO AO DE ORIENTAÇÃO DA TRAJETÓRIA CARACTERIZA ESSE MOVIMENTO COMO RETRÓGRADO, POIS AS POSIÇÕES DECRESCEM ALGEBRICAMENTE NO DECORRER DO TEMPO.
No SI, a unidade de velocidade é m/s mas pode ser também determinada por Km/h.
Velocidade escalar instantânea
Quando um motorista avista uma placa indicando o limite de velocidade de 40km/h ele pisa no freio que sua velocidade média diminui ou para. Vimos que se um carro percorre 100 Km em 2h a velocidade escalar média é de 50Km. Essa velocidade não corresponde à velocidade real do automóvel, uma vez que ela muda continuamente, sendo maior em alguns trechos e menor em outros. Se quisermos conhecer a velocidade em cada instante temos de recorrer ao velocímetro do carro. O valor indicado pelo velocímetro em certo instante nos dá o valor absoluto da velocidade escalar instantânea do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário