Termologia: Estuda fenômenos relativos ao aquecimento, ao resfriamento, as mudanças de estado físico de um corpo que recebe ou cede determinado tipo de energia.
Temperatura: grau de agitação das moléculas (energia cinética). Quanto maior for o nível de agitação dessas partículas maior será a quantidade de energia térmica relacionada a ele. Já baixo estado térmico seria aquele em que as partículas do corpo estão n seu menor estado de energia cinética.
Equilíbrio Térmico:
O que acontece com uma garrafa de água depois de um tempo dela ter sido retirada da geladeira?
A temperatura de um corpo é o grau de agitação de suas partículas. Essa agitação é influenciada por um tipo de energia (energia térmica) que pode ser transmitido entre os corpos ou entre um corpo e o ambiente, afetando sua temperatura. Como a energia não pode ser criada e nem destruída, ela será cedida por um corpo e absorvida por outro Se um corpo ceder certa quantidade de energia térmica sua temperatura vai diminuir indicando uma diminuição no grau de agitação de suas partículas, caso contrário se ela receber certa quantidade de energia térmica sua temperatura irá aumentar, e por consequência a agitação das partículas.
Quanto maior for a diferença de temperatura entre os corpos maior será o fluxo de energia térmica entre eles. Assim, em todo o ambiente há trocas contínuas de energia térmica entre corpos de diferentes temperaturas, de modo que os corpos com temperatura maiores cedem energia térmica para os corpos de menor energia. As trocas de energia ocorrem até que os corpos atinjam a temperatura de equilíbrio.
Medida de Temperatura:
Para medir o grau de agitação das partículas que constituem um corpo são utilizados os termômetros. Os termômetros são baseados na capacidade de dilatação e contração térmica de certas substâncias ao fornecer-lhes ou retirar-lhes energia térmica. Existem muitos termômetros, o mais utilizado é composto de um recipiente de vidro que possui um bulbo e um tubo capilar. Nesse recipiente é colocado um líquido que pode ser mercúrio ou álcool. Quando o bulbo é aquecido, o líquido se dilata e a altura se modifica ao longo do tubo. A leitura é feita quando há o equilíbrio térmico entre o líquido e o corpo.
São muitas as escolas termométricas propostas, mas atualmente se utiliza três: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Celsius construiu um termômetro adotando os pontos fixos: 0ºC para o gelo fundido e 100ºC para a ebulição da água. Já Fahrenheit os pontos de fusão é de 32ºF e de ebulição é 212ºF. Na escala Kelvin o ponto de fusão do gelo corresponde 273 k e o ponto de ebulição é 373 k.
Zero absoluto: Temperatura de uma substância que é impossível é impossível de ser reduzida (0ºk e -273ºC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário